quarta-feira, 26 de abril de 2006

o que prova a prova?

as provas escolares já foram objeto de muita crítica por parte dos pedagogos. Uns acusam as provas de serem apenas um (ou mais um) reflexo da escola capitalista, preocupada mais com a aparência das coisas do que com elas mesmas (o importante é a nota, não a aprendizagem). Outros professores alegam que as provas são apenas uma um ritual cartorialista de uma educação decadente (fazer prova é uma obrigação). E ainda outros dizem que a realização das provas (desde a sua elaboração por parte do professor até sua execusão por parte do aluno) não satisfaz em nada as exigências do ensino: não avaliam nada, a não ser a própria ineficiência do ensino.
Concordo com todos esses argumentos. Acho, realmente, que a prova na escola de massas chegou a um tal grau de banalização que ela não prova nada a não ser a ineficiência do nosso processo costumeiro de ensinar e aprender. E isso não é só culpa do professor, do sistema ou do aluno. É cultural.
A grande lei que vale na escola é a mesma que vale na vida: a lei do menor esforço. Todo mundo procura fazer de tudo para não fazer nada, ou muito pouco.
Na prova é a mesma coisa.

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