Eu não acredito na maneira como as provas são realizadas. Mas, enfim, sou um voz pequena no meio de tanta gente que acredita que as coisas sempre foram assim e que serão assim até o fim dos dias. Amém.
Eu até me esforço para que as provas de meus alunos ocorram da melhor maneira possível, mas a força maior é para que elas sejam mesmo meramente burocrática.
Enfim...
Os alunos percebem a superficialidade das provas. Eles têm dificuldades em explicitar isso, mas que percebem, percebem. A maneira como respondem a isso é bem simples: fazem as provas com um tremendo pouco caso, no geral (há excessões!). Não se preocupam com a estética nem muito menos com a coerência de suas respostas. Frequentemente, a caligrafia é apressada, atravessando linhas e margens sem pudor algum. Muitas vezes, dão a prova por encerrada em menos de 30 minutos! É a maneira que eles têm de demonstrar o profundo desprezo pelo ensino superficialista que nós mesmos lhes proporcionamos!
Mea culpa! mea culpa!!
E tem também a questão da nota. Dar zero, nem pensar! E olha que, estritamente falando, a maioria das provas não dizem nada com nada e, portanto, estritamente falando mesmo, um zero até que lhes cairia bem.
Mas a questão é mais complexa, porque a nota escolar é um fenômeno social e dar zero ou mesmo um 4 ou 5, chega a ser humilhante para os alunos, que se envergonham disso com os demais colegas e familiares.
E não é isso o que eu quero. Eu quero que aprendam, se desenvolvam, gostem dos conteúdos que eu também aprendi a gostar, dominem teorias, aperfeiçoem o vocabulário, cultivem livros como se cultivam peixes nos aquários.
Bom, mas enquanto isso não se realiza plenamente, dá pra gente se divertir com algumas explicações estapafúrdias que a gente costuma encontrar nas provas. Aí vão alguns exemplos retirados da prova de Metodologia Científica deste bimestre:
Sobre o conhecimento humano:
"Desde seu ponto de vista de início do indivíduuo ao nascimento, se interage na sociedade de uma certa forma tendo que conviver com o uso de uma determinada forma de língua comum símbolisa pessoas, ações, sentimentos e relações humanas, com suas normas próprias para ser constituída.Sobre o que é senso comum:
"Uma forma do solucionar os problemas da vida cotidiana, de uma maneira rápida e
explicativa sem profundas teorias exatas dos indivíduos qu se mantêm ligados à
apreensão sensível dos fenômenos."
Sobre o que é mito:
"O mito não só se deu origem do mundo, dos animais, das plantas e do homem, comoSobre.. ah, sei lá!
também significou no que o homem é hoje, um ser humano obrigado a trabalhar e a
conviver de acordo com regras propostas perante à sociedade."
"O homem em sua primeira impressão perante a realidade não é exato, mas com
relações com a natureza e outros indivíduos, para demonstrar o seu caráter
derivado da reflexão filosófica."
É... eu também pensei que vc não ia postar NADA no blog hoje...
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AHAHAHAHA, que droga esses textos dos seus alunos, heim? Estão piores do que nós no ano passado, rsrssssssssss!!
Que pérolas!!!
como é que vc conseguiu por sua foto aí?
ResponderExcluirisso eu ainda não sei fazer...
AHAHAHA, vc mudou o post, Fausto... sabia que ia fazer isso pra não chatear seus alunos, rsrs!
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