terça-feira, 16 de janeiro de 2007

laudo técnico especializado e descomplicado

O fato: desabamento do piso superior da entrada do túnel do metrô em São Paulo.

Esquema explicativo:


(fonte: Folha Online. Clique na imagem para ampliar)

Teoria: o desabamento ocorreu por falta de escoras verticais que prendessem o piso de concreto no solo ao redor da cratera.
(Para os leigos em construção civil e reformas domésticas: as escoras são aquilo que os predreiros chamam de "colunas", e que consistem em concreto armado colocados em "brocas", um buraco geralmente redondo cavado no chão.

Comprovação: repare que o guindaste, o objeto mais pesado situado na borda da cratera, não ruiu. Veja que ele foi instalado sobre um piso com colunas! Se tivessem feito o mesmo, isto é, construído colunas ao redor de todo o diâmetro da cratera, ela não desmoronaria.

Conclusão: a culpa é das empreiteras.

Processa o engenheiro!

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